Dedetização!

Sábado, dia 09 de março os agentes de vetores do município realizaram a Dedetização contra pragas urbanas, exemplo: escorpiões, na Creche Escola “Professor Osvaldo Rodrigues Estrella” com o objeto de proteger as crianças e professores de acidentes causados por esses peçonhentos. Os escorpiões pertencem à classe dos aracnídeos, aparecem com maior frequência nos meses mais quentes entre outubro e março, se instalam no meio urbano devido a facilidade por abrigo, água e alimento. Dessa forma deve-se vedar todos os ralos (chão, pia e tanque), frestas e vãos que permitem a entrada desses animais nas residências e instituições. Deve-se também evitar o acumulo de entulho (abrigo para o escorpião) e lixo que atraem baratas e outros insetos que servem de alimentos para os escorpiões.

Dicas:

Mantenha jardins e quintais limpos e gramas aparadas;

Evite acumulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas e instituições;

Sacudir roupas e sapatos antes de usa-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos pelo corpo;

Não por mãos e pés descalços em buracos, sob pedras e troncos podres;

Vedar as soleiras de portas com saquinho de areia, panos ou veda portas e janelas de preferência durante o dia, mas principalmente ao entardecer e durante toda a noite;

Afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosqueteiros encostem no chão;

Não pendurar roupas em paredes;

Oriente as crianças para que, se avistar um escorpião, não mexa nele ou tente matá-lo, mas grite por ajuda de um adulto.

Apoio: Prefeitura Municipal de Sales