Dia D

A equipe da Saúde Municipal de Sales, Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Agentes de Vetores e a Estratégia da Saúde da Família II, realizaram o Dia D de mobilização e combate as Arboviroses, Dengue, Zika e Chikungunya, no dia 01 de março sexta-feira, teve palestra na Escola Estadual “Maria Cardoso Castilho” e dia 02 de março, sábado, ação casa a casa, alertando sobre possíveis criadouro do mosquito Aedes Aegypti causador dessas doenças, que se reproduzem em água parada nos vasos de plantas, pneus, garrafas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos como tampas de garrafas entre outros.

Dicas:

Mantenha calhas limpas;

Guarde garrafas, baldes e outros objetos que possam acumular água virados de boca para baixo;

Coloque tela nos ralos;

Mantenha caixas d´agua tampadas;

Guarde pneus em locais cobertos;

Lave e troque diariamente a água de bebedouros de animais;

Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças;

Mantenha água de piscinas sempre tratada com cloro;

Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas.

A forma mais eficaz de prevenção dessas doenças, Dengue, Zika e Chikungunya é o combate ao mosquito Aedes Aegypti que se reproduz em água parada, por isso é importante que todos conheçam os riscos e saibam o que é preciso fazer para não deixar o mosquito nascer.

Apoio: Prefeitura Municipal de Sales